HOSPITAL DO CÂNCER RECEBE EQUIPAMENTO DE RADIOTERAPIA DE ALTA TECNOLOGIA


Guarapuava recebeu nesta sexta-feira (21) o Acelerador Linear, um equipamento que vai integrar o Centro de Radioterapia do Hospital do Câncer. A cidade foi uma das contempladas pelo Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, do Governo Federal.

 

“Esse equipamento vai beneficiar os 20 municípios integrantes da 5º Regional de Saúde, um universo de aproximadamente 500 mil pessoas, que não vão mais precisar se deslocar a Curitiba, ou a Ponta Grossa, para fazer a radioterapia. Terão esse tratamento aqui”, disse o prefeito, Celso Góes.

 

O novo aparelho é o responsável por gerar radiação, através de correntes elétricas, ele também direciona essa radiação para a área que se deseja tratar. O Acelerador Linear é um equipamento de alta tecnologia, e por isso, a conclusão de sua instalação está prevista para o mês de julho. Entre os meses de julho e outubro, os profissionais que vão atuar na ala receberão treinamento. 

 

Outro ponto importante para que a Radioterapia entre em funcionamento é a conclusão dos trâmites de liberação do serviço, pelo Ministério da Saúde. Após essas etapas, a Radioterapia estará apta para atendimento. 

 

Segundo a deputada estadual Cristina Silvestri, que participou da cerimônia de forma online, os esforços do ex-deputado federal Cezar Silvestri marcam o início da construção do espaço. “Um misto de alegria, de realização, mas de muita emoção. A lembrar da luta de mais de dez anos do nosso sempre deputado federal Cezar Silvestri que dedicou toda a sua vida pública para regionalizar a saúde e a educação. Em 2008, como deputado federal, ele conseguiu doze milhões junto ao Ministério da Saúde para iniciar a construção do centro de radioterapia. Na época ele conseguiu incluir Guarapuava nos 80 municípios do Brasil para o plano de expansão do SUS”, explicou a deputada. 

 

A ideia inicial, que surgiu em 2008, era apenas a construção de uma ala, junto à estrutura do Hospital São Vicente, para ampliar o atendimento de quimioterapia e implantar o serviço de radioterapia. 

 

No entanto, devido a proporção dos equipamentos conquistados, e a necessidade da cidade e da região de terem um espaço de referência no tratamento do câncer, o projeto tomou outro caminho. O que era para ser uma nova ala, se tornou um grande complexo: o Hospital do Câncer, que reúne em um único espaço a ampliação da quimioterapia, a implantação do centro de radioterapia e também do Instituto de Pesquisa do Câncer. 

 

De lá pra cá, muitos agentes se juntaram a esta batalha, como é o caso do ex-prefeito Cesar Silvestri Filho. “Demos continuidade no projeto que ganhou uma envergadura muito maior, graças a uma ampla articulação política, que foi inédita no Paraná. E é isso que permite que o Hospital do Câncer de Guarapuava seja o mais moderno e mais bem equipado hospital oncológico do Paraná e um dos mais modernos do Brasil”, destacou Cesar Filho.

 

Há de se ressaltar que o Hospital do Câncer já conta com a estrutura da primeira fase concluída, composta pelo IPEC e pelo Ambulatório de Quimioterapia, que realiza aproximadamente 1900 atendimentos por mês, entre consultas e quimioterapias.

 

O Hospital do Câncer está localizado no Cidade dos Lagos, que reúne o Hospital Regional de Guarapuava, um shopping, um campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e, futuramente, prédios executivos e outras clínicas médicas particulares. O terreno do Hospital foi doado pelo empresário e presidente do Conselho Gestor do Cancer Center, Odacir Antonelli.

 

Também participaram da cerimônia a deputada federal Leandre Dalponte; o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lagos; o provedor do Hospital São Vicente de Paulo, Humberto José Limberger; o presidente da Câmara de Vereadores, João Napoleão; o vereador Pedro Moraes além de outras lideranças políticas e empresariais.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog